Fé e Política

O que é o Movimento Fé & Política

O movimento Fé & Política acontece em todos os cantos do Brasil através de milhares de pessoas que se organizam em grupo para, a partir da reflexão e vivência da fé, com base nas propostas do Evangelho, conquistar aqui na Terra, o Reino de Paz e Justiça onde todos tenham vida plena. A mobilização premanente de companheiros e companheiras em movimentos populares faz com que esteja viva nos dias de hoje a esperança de profundas transformações na vida do povo. O Movimento atua neste contexto de resgate de sonhos e utopias por outro mundo possível, em que o povo seja protagonista e agente de libertação.

Nosso Movimento é aberto a todas as crenças enão partidário. Aberto a todos que consideram a política uma vivência profunda de sua fé e reconhecem em sua fé, o horizonte da utopia política.

Lutamos por um mundo que não seja pautado pela disputa do poder, dinheiro e acúmulo de riquezas por poucos. Mas queremos que o ser humano possa conviver em harmonia com a natureza, os recursos tecnológicos e com o próprio homem.

Assumimos a causa dos mais pobres, dos oprimidos e dos excluídos. E ajudamos na mobilização e organização popular. Entendemos que o povo deve ser o principal sujeito de sua própria história.

O Movimento Fé & Política Litoral, existente desde 2006, é a reunião de pessoas de diversas pastorais, sindicais e organização popular, que a partir de Macaé e Rio das Ostras tem encontrado companheiros em várias outras regiões do Estado. Juntos reafirmam a solidariedade e a luta por um mundo ecologicamente sustentável, valorizando a ética, a espiritualidade engajada, a cultura democrática e plural e onde todos tenham vida plena.

 

 

Encontro de Fé & Política da Paróquia São Paulo Apóstolo realizado sábado, dia 19 de maio de 2012.

A Paróquia São Paulo Apóstolo realizou o seu primeiro encontro do Movimento Fé & Política que contou também com a participação de leigos e leigas de outras paróquias. Na abertura, a mística, a comuhão com Deus através da Oração do Ofício Divino das Comunidades: hinos, salmos, Palavra de Deus. Foi um momento de profunda maturidade na fé compromissada com o engajamento sócio-transformador, na incondicional opção preferencial pelos pobres, a opção de Jesus. Temos consciência das graves distorções quanto ao que é Política e política. Distorções que na sua prática enveredam por caminhos escandalosos e vitimam toda uma sociedade e subjugam-na em nome de interesses espúrios de grupos e pessoas que assumem o poder pelo poder. Partilhamos alguns temas cotidianos: política é coisa suja (?); político honesto não existe (?); política e religião são assuntos que não se discutem (?). Vimos que tudo isso é um slogan perverso que oculta as maquinações de setores dominantes da sociedade, que preferem mesmo o povo alheio e passivo nas decisões da cidade, do Estado e do país. No entanto, acreditamos que podemos e devemos transformar essa realidade. Não podemos aceitar que decidam sobre nossas vidas sem sermos ouvidos. Acreditamos que todos somos todos intrinsecamente políticos. Isso constitui a nossa natureza humana. A fé n’Aquele que por nós deu a vida para que tivéssemos vida nos convoca a agir com a sublimimidade da Política do Reino de Jesus: Reino de Justiça, paz e solidariedade. Vamos a partir de então, dar sequência aos encontros e contamos sempre com a participação de todos. Fé em Jesus Cristo, fé na vida, fé no Evangelho, fé na Política do Reino.